Estádio Antunes


O campo do estádio não fez parte do projeto original do Centro de Futebol Zico e seu terreno foi adquirido posteriormente quando Zico decidiu que, além de uma escola de futebol, naquele espaço seria criado um time de futebol. Oito meses após a fundação oficial do CFZ do Rio, foi inaugurado o estádio Antunes, uma homenagem à família extensiva ao pai e ao irmão diretamente, pois ambos eram conhecidos como Antunes. O projeto foi assinado pelo engenheiro Fernando Marinho.

Originalmente, o gramado tinha as dimensões de 100 x 64m. A capacidade de público nas arquibancadas de cimento foi estimada em 500 pessoas. O estádio conta com cabine de rádio com capacidade para 10 equipes, dois vestiários para equipes e um para árbitros. Coube a Dona Matilde, já falecida mãe de Zico, cortar a fita inaugural do estádio em 29 de março de 1997. Na ocasião, com casa cheia, o time profissional ainda com o nome de Rio de Janeiro goleou o Raiz da Gávea por 7 x 0 na partida de estréia pelo Campeonato Estadual da Terceira Divisão. O primeiro gol do estádio Antunes foi do zagueiro Guarilha.

Ao longo dos anos foram realizadas ampliações na capacidade do estádio para partidas pelo Campeonato Estadual e para outros eventos. Fez-se uso de arquibancadas metálicas na parte de trás do gol à esquerda das cabines de rádio e no lado oposto às cabines. De acordo com estimativas, o Jogo das Estrelas em dezembro de 2005, com a presença de Maradona, registra o recorde de público com cerca de 4 mil pessoas. Foram montadas duas arquibancadas auxiliares para este evento.

No fim de 2007, o campo sofreu modificações e teve suas dimensões ampliadas. Novamente com a coordenação de Fernando Marinho, o gramado foi elevado em cerca de um metro para evitar alagamentos e ganhar estabilidade. O campo ganhou dois metros a mais de comprimento em relação ao projeto original e um a mais de largura, passando de 100 por 64 para 102 por 65, ambas medidas oficiais da Fifa.


 

JOGO DE INAUGURAÇÃO

29/03 - Rio de Janeiro 7 x 0 Raiz da Gávea

Gols: Guarilha (1º gol do Profissional) aos 38 do primeiro tempo,
Iran, Samaroni (3), Nilson e Selé.

RJ: Nilton; Selé, Guarilha (Xandão), Jairo e Serginho; Claudinho, Iran, Benjamim (Cléber) e Márcio Lage (Leonardo); Samaroni e Nilson.

Técnico: Jaime de Almeida.

 
 

Profissional

próximo jogo contra

em / às :
(local: )

 

Último Jogo
Mesquita 2x2 CFZ do Rio

Categorias de Base

próximo jogo
x
em / às :
(local: )

 

Todos os direitos reservados - Produzido por !CO - CanalOficial.net e ClickSolution