Curiosidades sobre as Copas da Amizade  
 

A Copa da Amizade Brasil/Japão, em suas oito edições, teve dois bicampeões: o Vasco venceu em 2001 e 2004, enquanto o Flamengo foi o melhor em 99 e 2005. O CFZ, que organiza a competição, só foi ganhá-la pela primeira vez na sexta edição. Botafogo, Corinthians e Atlético-MG têm um título cada.

 
 

Os times japoneses nunca passaram para a fase semifinal da competição.

 
 

Além de CFZ, somente Flamengo, Vasco, Kashima Antlers e Ichikawa (em 2000, formou um combinado ao lado do Nova Iguaçu) participaram de todas as edições da Copa da Amizade até hoje.

 
 

Três técnicos já dirigiram o CFZ na Copa da Amizade. Dudu Coimbra esteve à frente da equipe nas três primeiras competições e Kika dirigiu o time nas três seguintes, incluindo a campanha do título de 2003. Pita foi o técnico do CFZ em 2004 e 2005.

 
 

Campanha de Dudu: 3 vitórias e 6 derrotas.

 
 

Campanha de Kika: 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

 
 

Campanha de Pita: 4 vitórias e 2 derrotas.

 
 

O primeiro gol marcado pelo CFZ na Copa da Amizade foi de Edinho, cobrando pênalti, aos 22min do 1º tempo, diante do Ichikawa, na segunda edição do torneio.

 
 

As maiores seqüências de invencibilidade aconteceram entre a quarta e a quinta edição e, depois, entre a sexta e a sétima edição da Copa da Amizade: 6 jogos. Na IV Copa, o CFZ foi eliminado na semifinal pelo Vasco somente na prorrogação. Portanto, o jogo oficialmente terminou empatado no tempo normal e faz parte da primeira seqüência de invencibilidade.

 
 

A maior seqüência de vitórias foi entre a sexta e a sétima edição, quando foram obtidos seis sucessos, equivalentes às cinco partidas disputadas em 2003 e uma em 2004.

 
 

Até agora a maior seqüência de derrotas aconteceu justamente nos três primeiros jogos da I Copa da Amizade, onde o CFZ colecionou 3 derrotas consecutivas. Estes três jogos também foram a maior seqüência sem vencer da equipe na história da competição.

 
 

O gol mais rápido em todas as Copas da Amizade aconteceu na sétima edição e foi do CFZ do Rio. Na partida diante do Bangu, Reinaldo Oliveira abriu o placar aos 7 segundos de jogo; o CFZ venceu por 3 a 1.

 
 

Copyright ZNR - www.ziconarede.com.br - !CO CanalOficial.net




   Balanço CFZ do Rio
   Curiosidades
  
   Edições Anteriores
   1998 - I Copa da Amizade
   1999 - II Copa da Amizade
   2000 - III Copa da Amizade
   2001 - IV Copa da Amizade
   2002 - V Copa da Amizade
   2003 - VI Copa da Amizade
   2004 - VII Copa da Amizade
   2005 - VIII Copa da Amizade
   2006 - IX Copa da Amizade