Enviar a matéria abaixo por email
seu nome:
seu email:
nome do destinatário:
email do destinatário:
mensagem breve:

Mundo Afora - em 22/09/2009 Publicado originalmente em 25/04/2008

Atenas: moderna, histórica e esportiva

Numa das raras folgas de mais de um dia que tivemos em 2008, aproveitei para conhecer um pouco sobre um país que faz fronteira com a Turquia e que sempre vi com imagens belíssimas. Passei por lá algumas vezes como jogador, mas sempre fazendo praticamente o salto entre aeroporto e hotel. Desta vez, pude passar um belo dia pelo menos na capital Atenas, e fiz o passei com minha mulher Sandra, além do casal formado por Moraci e sua esposa Daiani.

Atenas é sem dúvida uma cidade muito interessante. Pesquisando descobri que foi um dos grandes centros culturais dos tempos antigos, além de palco de belíssimas histórias da mitologia grega. No entanto, hoje temos uma cidade moderna, palco da última edição dos Jogos Olímpicos sem que isso atrapalhe a preservação das ruínas e de pontos históricos maravilhosos.

A principal foto que tirei é aquela que, quem conhece algo sobre a Grécia, já ouviu falar. Estou com Sandra na colina de Acrópole onde você vê ao fundo o que resta do Paternon, que foi templo da deusa grega Atena cinco anos antes de Cristo. É o mais conhecido, sem dúvida, edifício remanescente da Grécia Antiga. Talvez você não consiga notar pela foto, mas a construção está escorada por andaimes para preservar as ruínas, uma vez que o tempo é implacável.

Junto com a gente na colina, centenas de turistas. Por sinal, com esta combinação de civilização moderna e história antiga, não podia ser diferente. E o visual da Acrópole é mesmo muito bonito. A gente sente como é rica a história da humanidade.

Passeamos ainda por outros pontos, alguns mais modernos que estiveram em destaque no mundo todo em 2004, quando foram realizados os Jogos Olímpicos. E foi uma volta no tempo, pois foi naquele mesmo lugar, 776 anos antes de Cristo que foi disputada a primeira Olimpíada, muito diferente de hoje, mas podemos dizer que uma bisavó das competições atuais.

Fiz uma foto do estádio do Olimpiacos. Um dos estádios da cidade. No outro, o Olímpico, totalmente remodelado para a Olimpíada, recebeu três finais de Champions League. Trata-se de um estádio maravilhoso.

Claro que passei por perto de onde nosso Vanderlei Cordeiro protagonizou uma das cenas mais marcantes dos Jogos. Agarrado por um padre irlandês quando vencia a maratona, ele ficou sem a medalha de ouro mas subiu ao pódio numa recuperação incrível.

Como disse já no título, Atenas pode ser resumida desta forma: uma mistura de esporte, história e modernidade. Com belos lugares para conhecer, bons pontos para comer e passear e um gostinho de eternidade, como a gente conhece da mitologia. Um lugar que eu assino embaixo para quem quiser seguir pelo... Mundo Afora.