Enviar a matéria abaixo por email
seu nome:
seu email:
nome do destinatário:
email do destinatário:
mensagem breve:

NewZ - em 29/12/2009

Estátua no Maracanã é a terceira feita para Zico


Na frente do estádio
Desde a antiguidade, os povos cultivam o hábito de homenagear heróis, deuses e personalidades esculpindo estátuas, esculturas que imortalizam grandes personagens. E poucos jogadores de futebol no mundo são privilegiados com uma obra deste tipo. Zico, no último sábado, inaugurou uma estátua em sua homenagem reproduzindo um voleio, no hall do Maracanã. Mas o que muita gente não sabe é que esta é a terceira escultura feita para o Galinho. As outras duas estão localizadas na cidade de Kashima, no Japão.

A mais famosa é a que fica na frente do Kashima Soccer Stadium, em Kashima, e mostra Zico movimentando o pé direito para um drible. A homenagem foi feita pelo Galinho ser considerado o maior ídolo do Kashima Antlers, sendo reverenciado como responsável pelo processo de profissionalização a partir de 1991, quando chegou para jogar e auxiliar no desenvolvimento do Kashima Antlers. A estátua de Zico na frente do estádio é uma das atrações turísticas da cidade e faz parte do mapa de visitações do Kashima Soccer Museum, localizado dentro do estádio.


Imortalizado no Maracanã
A segunda escultura japonesa é menor e reproduz Zico em uma imagem famosa em fotografia no Japão. O craque posado com as mãos na cintura e bola nos pés como o comandante do time aguardando o momento de fazer a bola rolar. A obra faz parte do acervo do Mini Museu Zico, inaugurado na praça interna do shopping de Kashima, em 2004, junto com a reprodução de pés e mãos do Galinho, além de fotos e outros objetos.

Um detalhe interessante é que observando as três esculturas que homenageiam Zico pode-se perceber que cada uma capta um momento diferente. O craque parado com a bola nos pés, realizando um drible e dando um voleio. É praticamente uma sequência que dá movimento ao craque da bola eternizado em três obras de arte.


homenagem dentro do shopping