Enviar a matéria abaixo por email
seu nome:
seu email:
nome do destinatário:
email do destinatário:
mensagem breve:

NewZ - em 06/02/2010

Os 20 anos da Despedida de Zico no Maracanã

Precisamente 95 mil 451 espectadores testemunharam na linda noite de 6 de fevereiro de 1990 o último jogo de Zico pelo Flamengo no Maracanã. A despedida de Zico acabou não sendo o último jogo dele como profissional, já que em 1991 ele voltaria a atuar no Japão pelo Sumitomo/ Kashima. Mas a partida teve sabor especial e até hoje Zico encara a passagem pelo Japão como uma experiência diferente da que pontuou sua trajetória entre 1967 e 1989. Ele seguiu para lá não apenas como jogador, mas dando suporte ao clube no desenvolvimento do futebol profissional.

- Já era para eu ter parado antes. Em 1989 mesmo eu avisei que só seguiria atuando se conseguisse conciliar com a organização da minha festa de despedida. E março já tinha feito a minha despedida com a camisa da Seleção, em Udine- relembra Zico.

A organização da festa chamada de “Projeto Zico” ficou a cargo do grande amigo e primeiro biógrafo, Marcus Vinícius Bucar Nunes. Zico atuou no vitorioso time de 81 no primeiro tempo; e no de 90, na etapa final, enfrentou uma seleção de craques do mundo (World Cup Masters).

Uma das lembranças mais emocionantes daquela data para o Galinho foi a leitura dos jornais pela manhã. A coluna de Armando Nogueira trouxe a crônica ‘’A Última Noite’’, no Jornal do Brasil, que arrancou lágrimas do craque.

A preliminar teve as equipes A e B do Juventude, primeiro time do Galinho em Quintino. Em campo, muitos amigos de infância e os quatro irmãos: Nando, Edu, Tunico e Antunes, o único já falecido. O segundo jogo da noite teve equipes formadas com os meninos do Nova Geração, time criado por Edu e Zico a partir da década de 80. Os filhos Bruno e Thiago atuaram pelas equipes branca e azul. Foram disputados dois tempos de 20 minutos e Thiago, que jogou nos dois times, marcou um gol de pênalti.

- Foi uma emoção inesquecível. O Maracanã lotado, uma festa maravilhosa que foi uma espécie de profecia do que hoje conseguimos fazer com o Jogo das Estrelas. Os jogadores não cobraram cachê e a renda foi toda revertida para a Casa do Hemofílico na construção de um hospital- destaca o Galinho.

A partida principal teve Flamengo de 1981, no primeiro tempo, e o de 1990 no segundo contra duas equipes World Cup Masters. Entre as estrelas internacionais estavam Gentile, Krol, Breitner, Causio, Mario Kempes, Hansi Muller, Tarantini, Madjer e Rummenigge, entre outros. Michel Platini, Fillol e Maradona não conseguiram chegar. Mas quem brilhou evitando que Zico fizesse um gol foi o jovem Taffarel, que depois viria a ser um dos maiores goleiros da história de Seleção.

- Ao lembrar aquela noite o que mais me marca é a força da torcida. Não me canso de agradecer, mesmo 20 anos depois, pelo carinho que tive em toda a minha carreira e que naquele dia pude sentir com muita intensidade. Até hoje encontro pessoas que tem o ingresso guardado, que fazem questão de dizer que estiveram lá. Muita gente ajudou, mas meu amigo Marcus Vinicius Bucar foi fundamental e preciso agradecer a ele também. É uma festa que vale a pena lembrar, apesar de ter sido minha despedida, porque estava muito maduro de que era o momento de parar. Vinha me preparando. Quis o destino que eu voltasse a jogar, mas, como sempre digo, no Japão foi diferente- resume Zico.

VEJA REPORTAGEM DA TV GLOBO RECORDANDO A DESPEDIDA



FICHA TÉCNICA

DATA: 06/02/1990
ESTÁDIO: MARACANÃ
ÁRBITROS: WILSON CARLOS DOS SANTOS, JORGE EMILIANO E ARNALDO CEZAR COELHO
PÚBLICO PRESENTE: 95.451 ESPECTADORES
RENDA: NCZ$ 3.958,600,00
PLACAR: 2 x 2
GOLS: Fernando (FLA) - 8'/2ºT, Cláudio Adão (WCM) - 12'/2ºT, Tarantini (WCM) - 34'/2ºT e Leonardo (FLA) - 35'/2ºT

FLAMENGO 81: Raul (Catarelli), Nei Dias, Leandro, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Titã, Nunes e Lico.

WORLD CUP MASTERS I: Taffarel, Gentile, Edinho, Krol e Breitner; Falcão, Causio e Mario Kempes; Valdano (Hansi Muller), Roberto Dinamite e Rummenigge. TÉCNICOS: Sebastião Lazaroni, Telê Santana, Edu Coimbra e Carlos Alberto Torres.

FLAMENGO 90: Zé Carlos, Leandro (Júnior Baiano), Júnior (Uidemar), Fernando e Leonardo; Aílton, Edu e Zico; Renato, Bujica e Zinho.

WORLD CUP MASTERS II: Taffarel, Gerets, Camacho, Edinho e Tarantini; Madjer, Hansi Muller e Mário Kempes; Messey, Claudio Adão e Bebeto. TÉCNICOS: Sebastião Lazaroni, Telê Santana, Edu Coimbra e Carlos Alberto Torres.

VEJA O CARTAZ OFICIAL DO JOGO