Entre os dias 13 e 31 de agosto, o Centro de Futebol Zico e o CT do CFZ do Rio receberam a XIV Copa da Amizade Brasil Japão, mais uma vez promovendo a integração nipo-brasileira e ratificando o sucesso da competição que já é uma jovem adolescente.
Foram 59 jogos e 27 equipes participantes, numa acirrada disputa que começou com o quadrangular entre São Cristovão, Artsul, Portuguesa e o tradicional Ichikawa. O mais bem colocado desta primeira fase garantiria vaga na segunda etapa, e ela ficou com a equipe do Artsul, que pelo segundo ano consecutivo mostrou um trabalho de base eficiente, apesar dos poucos recursos.
No dia 26 de agosto começou a segunda fase, com a participação de equipes de quatro estados além do Distrito Federal (MG, SC, SP, RJ e DF) representados por Atlético Mineiro, Figueirense, Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, entre vários outros.
O destaque ficou por conta de equipes de menor expressão no cenário nacional, mas que dão mostras de estarem desenvolvendo ótimos trabalhos no futebol de base e em breve podem estar ocupando a elite dos campeonatos regionais. É o caso do Grêmio Osasco, que tem como diretor o penta campeão Vampeta. Outra equipe que chegou com ótimos resultados foi o Legião, de Brasília, classificando-se para a fase eliminatória da competição.
O CFZ do Rio confirmou o bom trabalho de base nas categorias infantil e juvenil. A equipe brigou com méritos pela vaga na grande final, num jogo contra a forte equipe do Flamengo, que ficou no 0 x 0 durante todo o tempo normal e prorrogação. Nos pênaltis, a vaga ficou o rubro negro da Gávea.
As equipes japonesas do Kashima Antlers, Antlers Norte e Antlers Tsukuba mais uma vez participaram e era nítida a alegria dos jovens que participaram da edição 2011, tanto pelo contato com o único futebol pentacampeão do mundo, como por conhecer a cidade maravilhosa. O responsável japonês pela competição, Takehiro Takashima, que também é diretor geral de base das equipes do Kashima, ficou muito satisfeito com todo o trabalho desenvolvido. A 4ª equipe japonesa a participar foi a Seleção J-League, que mostrou excelente futebol, com um dos melhores toques de bola da Copa da Amizade.
Como o Fluminense havia vencido o Santos na outra partida pelas semifinais da competição, tivemos na grande final o clássico mais charmoso do futebol carioca. Flamengo e Fluminense fizeram um jogo disputadíssimo, que só poderia ter sido decidido nos detalhes, como a grande jogada individual do jogador Caio, o "Ratchudo", que colocou o time da Gávea na frente. Embora o tricolor das Laranjeiras tenha tido boas chances de igualar o placar, as conclusões não foram eficientes, inclusive na melhor delas, quando o árbitro da partida marcou um pênalti a favor do Fluminense, defendido pelo goleiro do Flamengo. Thiago, por sua vez, foi a grande estrela desta posição na competição, fazendo jus a vaga que vem recebendo na seleção brasileira em várias convocações.
Os coordenadores Fernando Vannucci e este que vos escreve, Wenderson Rosa, ficaram muito satisfeitos com o resultado da competição. Vannucci sabe a importância deste investimento no futebol de base do país, pois foi o último campeão estadual com a equipe juvenil do Flamengo, de forma invicta no ano de 2010, e entende que competições deste nível dão parâmetros aos trabalhos desenvolvidos nos clubes, e preparando as comissões técnicas para as competições regionais e nacionais da CBF.
Vários nomes que trabalharam com Vannucci hoje já estão certos como jogadores da elite do futebol brasileiro, como é o caso dos jovens Adrian, Lorran, Romário e Rafinha, todos do Fla, que tiveram destaque na Copa da Amizade. Inclusive o grande número de profissionais do futebol presentes nas arquibancadas do Centro de Futebol Zico ratifica o alto nível da competição. Vannucci, recém chegado da Arábia, recebeu o convite de Zico para coordenar a Copa.
Zico, apesar de ter viajado para o Iraque exatamente no dia do início da segunda fase, depois de acompanhar todos os jogos da primeira fase, acompanhou pelo ZNR, e ficou igualmente satisfeito com os resultados de mais esta edição.
Um dos grandes diferenciais desta edição foi a transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo para todo o Brasil, dando ainda maior visibilidade à competição. Confira abaixo um pequeno resumo fotográfico da competição em nossa galeria.