Colunas | NewZ | DataZico | História | Toque de Letra | ZNR Shopping facebook | twitter

Home | NewZ | OUTRAS | Em 21/04/2015

Futebol de Verdade: René Simões e Pedrinho foram os convidados da semana

Zico, Juninho Pernambucano e Felipe Cardoso, receberam nesta segunda-feira(20/04) no programa Futebol de Verdade da Rádio Globo, o treinador do Botafogo, René Simões e o ídolo do Vasco, Pedrinho. Ambos conversaram com os comentaristas sobre os jogos das semifinais do Campeonato Carioca e sobre suas expectativas para a final da competição. Também participou por telefone, o advogado especialista em direito desportivo, Paulo Bracks.


Os debatedores começaram o programa falando sobre o jogo de sábado, entre Botafogo 2 x 1 Fluminense, que terminou com a classificação do Alvinegro nos pênaltis, após o 2x1 para o Tricolor no jogo de ida. Para o técnico do Botafogo, René Simões, o resultado foi justo e seu time poderia inclusive ter feito um placar melhor, para evitar a disputa de pênaltis.

- O que falou no Botafogo foi perna, se nós tivéssemos pernas íamos atropelar o Fluminense – Disse René, afirmando que o desgaste físico prejudicou a equipe no 2º tempo de partida.

René destacou a mobilidade de sua equipe, dando como exemplo a versatilidade de seus volantes e o fato de 15 jogadores do elenco já terem marcado gols esse ano:

- Nós temos o ataque mais positivo no Brasil, temos a melhor media de gols por partida: 2,11 gols por partida. Nós fizemos 24 gols de bola rolando – Comentou o treinador Alvinegro.

Em relação ao pênalti perdido pelo goleiro do Fluminense Diego Cavalieri, Juninho e Zico afirmaram que nas vésperas de um jogo decisivo, os goleiros devem sim treinar cobranças de pênalti junto com o resto do elenco.

- Pênalti tem que bater todo mundo mesmo, quando você tem em um regulamento, onde existe a possibilidade de o goleiro bater pênalti, você tem que treinar o goleiro também e hoje com o goleiro tendo essa coisa de jogar com o pês, ele não pode sair fora do treinamento com o pé não. Eu por exemplo faço isso toda vez que eu tenho disputa de pênaltis, na semana da disputa eu boto meus goleiros pra bater pênalti – Comentou Zico.

Pedrinho destacou outro fator decisivo para o bom momento do Botafogo, o fato do time ter montando um elenco com atletas desconhecidos, oriundos de clubes pequenos. Com isso esses jogadores precisam aparecer no cenário nacional e acabam jogando com mais garra e determinação. Ele ainda destacou os casos de Jobson e Bil, que embora sejam jogadores conhecidos, com passagens boas em grandes equipes, vinham desacreditados e por isso tinham que provar que ainda podem jogar em alto nível.

Já sobre o jogo entre Flamengo 0 x 1 Vasco, realizado no domingo e que deu ao Vasco a classificação para a final da competição, após o 0x0 no jogo de ida, tanto Zico, quanto Juninho, criticaram bastante a atuação do arbitro Rodrigo Nunes de Sá, principalmente na marcação do pênalti, de Wallace sobre Serginho, que resultou no gol do Vasco e pela não expulsão do atacante vascaíno Gilberto, que após converter a penalidade foi comemorar o gol com a torcida na arquibancada.

Zico, porém disse que apesar dos erros de arbitragem, o time Rubro-Negro jogou muito mal os dois jogos e não mereceu a vitória, já que em nenhum momento jogou com espírito de campeão. O Galinho também criticou o favoritismo do Flamengo, que apesar de ser destacado pela imprensa, nunca foi confirmado dentro de campo. Além da entrada de jogadores sem condições físicas de jogar a partida, como Canteros, Paulinho e Éverton.

- Jogador de futebol quando for solicitado, tem que estar 100% para jogar, não tem essa coisa de jogador chegar lá e falar que está 50% bom. Em um jogo decisivo você não pode botar quatro caras com 50% de condição. Ou o cara está liberado, 100%, ou não está – Comentou Zico.

Na segunda parte do programa foi realizada uma entrevista com o René Simões, que falou sobre suas expectativas para a final do Campeonato Carioca, sobre seu trabalho no time do Botafogo e deu sua opinião sobre os diversos aspectos do futebol carioca.

René foi questionado pelo apresentador Felipe Cardoso, se o fato do time não jogar no Maracanã os clássicos como mandante, se deve somente por questões financeiras, como alega a diretória do clube. Para o treinador do Botafogo, essa escolha também é técnica, já que segundo ele, o time rende muito mais jogando dentro de casa, uma vez que seu elenco treina naquele gramado diariamente e conhece bem o campo. René inclusive deu como exemplo a disputa de pênaltis que classificou o time, para o técnico o Alvinegro levou vantagem, já que treinou as cobranças no próprio Engenhão.

Durante a entrevista, Zico destacou que uma das principais qualidades da equipe Alvinegra, é a regularidade no padrão do time, que pode perder jogadores e continua jogando da mesma forma, mantendo um padrão no time. O Galinho enxerga o Botafogo, como a única equipe do futebol carioca com essas características.

No final da entrevista o técnico foi perguntado sobre os aspectos físicos de sua equipe, e se ele toma alguma precaução para evitar contusões entre seus atletas. René disse que não realiza treinamentos em tempo integral, preferindo fazer treinos com uma duração menor, porém com uma intensidade maior. René ainda deu uma boa notícia para o torcedor botafoguense: disse que acredita na volta do goleiro Jefferson para o segundo jogo da final do Campeonato.

No final do programa, foi realizada uma conversa por telefone com o consultor jurídico, Paulo Bracks, que falou sobre a negativa do TJD-RJ em relação ao pedido de efeito suspensivo no caso do atacante Fred, que foi expulso no Fla-Flu e proferiu críticas a FERJ, tomando assim dois jogos de suspensão, ficando de fora das partidas da semifinal.

- O efeito suspensivo pela lei, acima de duas partidas consecutivas ou 15 dias, ele é praticamente obrigatório. Não foi o caso do Fred, ele tomou suspensão de dois jogos, então esse efeito suspensivo fica a critério do relator escolhido para relatar esse recuso voluntário e em decisão fundamentada ele pode simplesmente deferir ou indeferir. Então pela lei não é obrigatório – Comentou Paulo Bracks que ponderou porém, que pelo fato do Fred já ter tomado um jogo de suspensão automática, o relator poderia ter aceitado o recurso alegando ser uma punição exagerada.




Categorias 

todas as categorias
Zico
Centro de Futebol
Fã Clube
 

Copa da Amizade
Fotos
Videos
Outras

enviar essa matéria por email
versão para impressão

  OUTRAS  (10/09) Zico visita escola de futebol mantida por Míchel Salgado

  OUTRAS  (08/09) Gustavo Scarpa e Walace foram os convidados do Futebol de Verdade

  OUTRAS  (04/09) Goa realiza pré-temporada em Dubai

  OUTRAS  (01/09) Carta aberta de Zico aos interessados em concorrer a presidência da Fifa

  OUTRAS  (01/09)  Philippe Coutinho e Marcelo na Seleção é tema do Noite dos Craques dessa semana

  OUTRAS  (29/08) Remo vence o Vasco e conquista o título da Copa Zico 10 de Masters

  OUTRAS  (29/08) Congresso de Educação e Esporte Zico 10 recebe palestras de educadores

  OUTRAS  (29/08) Veja algumas fotos do I Congresso de Educação e Esporte Zico 10

  OUTRAS  (28/08) Museu Zico 10 é inaugurado em Vitória do Xingu

  OUTRAS  (27/08) Começou a Copa Zico 10 de Masters em Vitória do Xingu


Todo o conteúdo da versão antiga será migrado para esta nova plataforma. Até que essa tarefa seja finalizada, você pode acessar e pesquisar as matérias no site antigo.

 

Copyright © 2003 - 2013, Zico Participações. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Web Site Oficial do Zico para fins comerciais.
Produzido por !CO CanalOficial.net e ClickSolution