Colunas | NewZ | DataZico | História | Toque de Letra | ZNR Shopping facebook | twitter

Home | NewZ | OUTRAS | Em 12/05/2015

Futebol de Verdade: Ricardo Drubscky foi o convidado da semana

No Programa Futebol de Verdade desta segunda-feira (11/05), Zico, Juninho Pernambucano e Felipe Cardoso, receberam nos estúdios da Rádio Globo, o técnico do Fluminense, Ricardo Drubscky. O treinador Tricolor falou sobre o atual momento do time, suas expectativas para o Campeonato Brasileiro e contou um pouco de sua trajetória profissional até chegar o Flu, além de opinar sobre os assuntos propostos na mesa. Também participou, por telefone, o advogado especialista em direito desportivo, Paulo Bracks.

Zico começou o programa comentando sobre a derrota do Flamengo para o São Paulo no Morumbi, por 2x1, na primeira Rodada do Brasileirão. Para o Galinho, uma derrota para o Tricolor Paulista fora de casa é normal, o anormal foi a maneira como a derrota se deu. Zico destacou o gol perdido pelo meia Everton e criticou a maneira de jogar da equipe, se aproveitando apenas dos contra-ataques em velocidade. Questionado sobre o baixo rendimento do atacante Eduardo da Silva, Zico ponderou:

- Eu acho que o Eduardo é um jogador que precisa de sequência de jogos. Ele naquele período que chegou, estava jogando sempre e foi bem. É um cara que a bola sobrou na área, ele bota pra dentro do gol. Se tivesse que escolher entre ele o Marcelo Cirino, colocaria o Eduardo – Disse Zico.

Na sequência, o Galinho falou sobre empate sem gols entre Vasco x Goiás, em São Januário. Destacando a falta de qualidade técnica da equipe Cruzmaltina, que tem como uma de suas únicas armas, a bola parada. Zico elogiou a marcação do clube goiano, que não deixou os atletas vascaínos desenvolverem suas jogadas.

- O Júlio dos Santos não conseguia fazer aquela movimentação na frente, no primeiro pau. O Luan e o Rodrigo não conseguiam pegar uma bola – Comentou o Galinho, sobre a marcação do Goiás.

Sobre a vitória do Botafogo, por 1x0 sobre o Paysandu, no Estádio Mangueirão, em Belém, Zico avaliou como um resultado importante e enxergou na partida um bom começo de série B para o Alvinegro:

- É um bom começo, é importante para uma equipe que está vindo de uma Série A, pegar um adversário difícil, fora de casa. Eu acho que essa vitória, junto com a do meio da semana e a classificação na Copa do Brasil, deu um alento ao time, acho que foi bom – Comentou o Galinho, salientando também a volta do Goleiro Jefferson como outro fator positivo.

Aproveitando o assunto Botafogo, Juninho Pernabucano, perguntou ao treinador, Ricardo Drubscky, como é a qualidade dos gramados e a dificuldade de logística, para disputar a Série B, já que o técnico comandou várias equipes que disputaram a competição:

- Tem algumas logísticas de viagem, que são mais difíceis, sem duvida nenhuma. A Série A, está mais selecionada em grandes centros, então facilita o transporte de avião. Os estádios de modo geral são bons, eu não vejo problema não. O maior problema é mesmo a logística de viagem e deslocamento para algumas cidades – Respondeu Drubscky.

Felipe Cardoso perguntou a Ricardo, sobre sua opinião a respeito do novo horário implementado no Campeonato Brasileiro, com as equipes podendo jogar pela manha, como vai acontecer com a partida Vasco x Figueirense, pela segunda rodada do Brasileirão, que será disputada as 11h00min.

- É uma situação nova, diferente, altera um pouco a questão fisiológica, mas são coisas que no futebol a gente tem que se adequar, não tem como fugir. São coisas que o lado comercial do futebol nos impõe, na Europa tem jogos ao meio-dia – Disse o treinador.

Na sequência o técnico Tricolor falou um pouco sobre o time do Fluminense, sobre sua trajetória, como treinador, preparador físico e assistente técnico e sobre o livro que escreveu em 2003, “O Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira”, onde coloca de maneira teórica o que aprendeu na prática das diversas funções que desenvolveu dentro do esporte.

Questionado sobre o Walter, Drubscky disse achar o jogador uma pessoas boa, além de um atleta muito talentoso, porém o treinador expôs seu medo em relação aos problemas emocionais e físicos do atacante:

- O Walter é um garoto que tem esse problema, ele não consegue chegar ao peso ideal, mas tem talento, não sei até quando esse talento vai suportar o peso dele, a cabeça dele. Tomara que dure – Comentou Ricardo.

Ricardo Drubscky foi questionado sobre uma possível formação do ataque Tricolor, com Fred e Magno Alves:

- Na situação de usar o Magno Alves junto com o Fred, nós teríamos o Magno Alves flutuando como segundo atacante, e ai os meias fariam duas linhas quando precisasse de um momento defensivo e chegariam ou por dentro ou por fora – Respondeu o técnico.

Na segunda parte do programa, foi realizado um debate sobre o craque argentino Lionel Messi, que na semana passada, marcou dois gols, um deles considerado uma obra de arte, na vitória do Barcelona sobre o Bayern de Munique, por 3x0. Felipe Cardoso questionou os participantes, se Messi já poderia ser comparado a Pelé e se o jogador é melhor que Maradona.

Ricardo Drubscky disse achar difícil comparar jogadores com um nível tão elevado de qualidade:

- Eu não comparo individualmente jogadores, eu coloco em patamares, e sinceramente, eu tenho Pelé, Zico, Cruijff, Messi, Romário, como jogadores diferenciados. As Características são diferentes entre eles, então ficar comparando um com o outro, é entrar em detalhes que nos não conseguimos dissecar. Eu os coloco no mesmo patamar, cada qual com suas características, com a sua genialidade – Comentou Drubscky.

Já para Juninho Pernambucano, Messi já pode ser considerado maior que Maradona e comparado com Pelé:

- O Messi já está a mil quilômetros do Maradona na minha opinião, quando ele parar de jogar vai estar ao lado do Pelé. Ele é o Pelé de perna esquerda. Eu acho que por ser argentino, temos certa dificuldade de aceitar isso, mas para mim ele já passou todo mundo que jogou futebol e está se aproximando do Pelé. O que o Messi faz, eu não vejo nenhum jogador capaz de fazer.

Zico, por sua vez, acha exagerado comparar Messi tanto a Pelé, quanto a Maradona:

- Eu ainda quero que o Messi passe o Maradona primeiro, pra depois pensar em passar o Pelé. Eu acho que ele ainda está abaixo do Maradona. Para o argentino, o Maradona ainda está muito a frente do Messi. O Maradona foi campeão do mundo sendo protagonista, foi o melhor da Europa jogando no Napoli, que não era um time de ponta como o Barcelona. Mas eu concordo com o Drubscky, é difícil ficar comparando jogadores – Respondeu Zico.




Categorias 

todas as categorias
Zico
Centro de Futebol
Fã Clube
 

Copa da Amizade
Fotos
Videos
Outras

enviar essa matéria por email
versão para impressão

  OUTRAS  (10/09) Zico visita escola de futebol mantida por Míchel Salgado

  OUTRAS  (08/09) Gustavo Scarpa e Walace foram os convidados do Futebol de Verdade

  OUTRAS  (04/09) Goa realiza pré-temporada em Dubai

  OUTRAS  (01/09) Carta aberta de Zico aos interessados em concorrer a presidência da Fifa

  OUTRAS  (01/09)  Philippe Coutinho e Marcelo na Seleção é tema do Noite dos Craques dessa semana

  OUTRAS  (29/08) Remo vence o Vasco e conquista o título da Copa Zico 10 de Masters

  OUTRAS  (29/08) Congresso de Educação e Esporte Zico 10 recebe palestras de educadores

  OUTRAS  (29/08) Veja algumas fotos do I Congresso de Educação e Esporte Zico 10

  OUTRAS  (28/08) Museu Zico 10 é inaugurado em Vitória do Xingu

  OUTRAS  (27/08) Começou a Copa Zico 10 de Masters em Vitória do Xingu


Todo o conteúdo da versão antiga será migrado para esta nova plataforma. Até que essa tarefa seja finalizada, você pode acessar e pesquisar as matérias no site antigo.

 

Copyright © 2003 - 2013, Zico Participações. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Web Site Oficial do Zico para fins comerciais.
Produzido por !CO CanalOficial.net e ClickSolution