NewZ - em 16/10/2010

Fla é campeão Juvenil invicto com “sementes” de Zico

Zico já não é mais diretor-executivo de futebol do Flamengo, mas algumas sementes que ele plantou em sua passagem pelo clube começam a dar frutos precocemente. Neste sábado, o Flamengo sagrou-se campeão carioca da categoria Juvenil ao derrotar o Botafogo, por 2 a 0, gols de Pedrinho (pênalti) e Matheus. A conquista teve a participação direta de dois jogadores que vieram do CFZ do Rio (Rafinha e Romário), além de toda a comissão técnica que estava no Azul e Branco.

Desde 1980 o clube não conquistava um título invicto na categoria, que há 3 anos não levantava um troféu. Rafinha foi apontado como destaque do campeonato, mas não jogou hoje porque estava suspenso. Na última sexta-feira treinou com o time profissional e chegou a ser relacionado entre os reservas do jogo do Flamengo contra o Internacional pelo Brasileirão. Já Romário, que completou 16 anos, entrou no segundo tempo e foi decisivo nos dois gols. No primeiro, arrancou com a bola e sofreu o pênalti convertido por Pedrinho. No segundo, Matheus fez o gol com assistência dele, que ainda colocou uma bola na trave.

Zico falou sobre a conquista:

- Fico muito feliz com esse título do Flamengo porque premia também o trabalho de uma comissão técnica competente que saiu do CFZ do Rio. Nunca precisei de cargo e nem de nada para ajudar o Flamengo. O melhor exemplo é Andrade, que iniciou sua carreira no CFZ e depois seguiu para o Flamengo, onde se sagrou no ano passado Campeão Brasileiro. O Fernando Vannucci e os profissionais que seguiram para o Juvenil em junho já chegaram conquistando e, mais importante até do que isso, trabalham para revelar talentos. E ainda tem o Rafinha e Romário que acabaram sendo decisivos nessa conquista. Boa sorte aos dois, que sigam trabalhando bastante, e parabéns a todo o grupo de jogadores, equipe de apoio, coordenadores e direção de base.

Uma das prioridades de Zico ao chegar no Flamengo era reformular as divisões de base para que o time profissional voltasse a revelar jogadores num prazo a partir de três anos. Com o apoio do coordenador Toninho Barroso e dos diretores da base, Noval e Brazil, o Galinho iniciou um processo no clube de avaliação criteriosa para a entrada e saída de jogadores e racionalização da ocupação dos alojamentos. Hoje, relatórios com assinaturas de treinadores e coordenadores puseram ponto final no uso do clube como “barriga de aluguel” para empresários. As categorias desincharam e os dormitórios priorizam atletas que mais precisam e são titulares em suas equipes.

A parceria CFZ-Flamengo costurada por Bruno Coimbra ainda na gestão de Delair Dumbrosck, assinada este ano pela presidenta Patrícia Amorim, criticada por conselheiros do clube e já extinta, permitiu que o Juvenil pudesse contar com os novos campeões: a comissão técnica do CFZ do Rio formada pelo treinador Fernando Vannucci, o seu auxiliar Marcinho e o preparador físico William Costa. Eles chegaram no fim do mês de junho e se somaram a dois jogadores que já conheciam bem do Azul e Branco: Rafinha – que acabou sendo destaque deste Carioca com grandes atuações, como na vitória sobre o Vasco –, e Romário – de apenas 16 anos, primeiro ano de Juvenil e foi decisivo nos dois gols, como você pode ver no vídeo abaixo.

São os primeiros frutos da gestão que só durou 4 meses!