Curiosidade em Foco - em 20/04/2012 por Edu Coimbra

Ironia do Destino - Oriental

Wada é um japonês dos mais camaradas com uma incrível e louvável fidelidade profissional. Foi ele o responsável pela alta tecnologia utilizada, pelo Zico, nas vitoriosas preleções, ao longo de 4 anos gloriosos à frente da seleção nipônica, tanto na conquista da Copa da Ásia, na China, como nas Eliminatórias, e participação na Copa do Mundo da Alemanha.

Sem dúvida, um competente, abnegado e estudioso das coisas que envolvem o futebol internacional. Discreto nas planificações, organizado, disciplinado e atencioso para com todos da comissão técnica. De lá pra cá, tornou-se, além de nosso grande amigo, o "guru" permanente do meu irmão, que, mesmo à distancia, trabalhando em outros países, sempre achou um jeitinho de consultá-lo sobre este ou aquele adversário.

Mas, por ironia do destino, este notável japinha se tornou agora um “inimigo” dos mais engraçados, tendo que viajar até Dubai, talvez contra a sua própria vontade, para observar os movimentos da seleção iraquiana, comandada pelo Zico, seu fervoroso amigo, como aconteceu no último amistoso contra a forte seleção do Egito. É que com os dois países caindo no mesmo grupo, logicamente, ele só vai trabalhar beneficiando o treinador atual do Japão.

Segundo o que o mano relatou, quando o avistou nas cadeiras do estádio, foi cômico e ao mesmo tempo constrangedor para ele ter que "espionar" logo o time daquele de quem se tornou um fã incondicional e, acima de tudo, um fiel e majestoso companheiro de lutas futebolísticas.

Seu rosto ruborizou de vergonha e seu sorriso sem graça, amarelou quando os olhos de ambos se encontraram. Ao ponto do Zico ter que quebrar o silencio e ir em sua direção para abraçá-lo e dizer que compreendia aquele “ato de espionagem”, reconhecendo que é assim mesmo o mundo do futebol.

Uma pena a federação do Iraque ainda não ter um elemento com as aptidões deste japonês, e a estrutura do Japão! Há de se entender algumas razões, mas, infelizmente, até agora, o trabalho de campo tem operado verdadeiros milagres. Vale a reflexão porque, do contrário, torna-se uma missão quase impossível a classificação para a Copa do Mundo no Brasil.

Deixemos, porém, as coisas incertas e vamos às concretas com situações engraçadas e interessantes, ocorridas comigo e com o Wada, nas “espionagens perigosas” que juntos passamos, para dar o melhor para o Zico... acompanhe no próximo capítulo.