NewZ - em 28/05/2013

Zico assina acordo e Escola Zico 10 vai chegar à Itália

Com informações e fotos de Edoardo Pacelli, ITALIAMIGA

Depois de inaugurar a primeira unidade no exterior, no Panamá, o projeto das Escolas Zico 10 agora irá ao Velho Continente. No dia 29 de abril, na casa de Itália, o cônsul geral italiano, Mario Panaro, e o representante no Brasil do CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano), Alfredo Apicella, se reuniram com Zico e com Fabio Sodré, coordenador da Zico 10 para a assinatura de um acordo. O objetivo é que o projeto Zico 10 seja desenvolvido na Itália tendo Alfredo Alpicella como gestor.

Outro item deste importante acordo foi a intenção de criar uma equipe de futebol, a Azzurri in Brasile, composta por jovens brasileiros de origem italiana, para torneios, tanto no Brasil como na Itália, com a perspectiva de fortalecer os laços de amizade e a colaboração entre os dois países, favorecendo o intercâmbio entre jovens jogadores de futebol.

Além do Cônsul, do representante do CONI e do Diretor do Instituto italiano de Cultura, esteve presente ainda o vereador municipal do Rio de Janeiro, Eliseu Kessler, presidente da Comissão de Ciência, Comunicação, Tecnologia e Informática da Câmara e com forte engajamento na Cultura e no Esporte. E vale destacar o processo de ramificação do Projeto Zico 10 na cidade e no Estado, além do crescimento constante em todo o Brasil no viés social, em parceria com Prefeituras.

Com esta filosofia, Apicella se prepara para levar à Itália o projeto que servirá para estimular a busca de jovens italianos, que vivenciam situações difíceis, por um caminho de esperança para o futuro.