NewZ - em 03/02/2015

Futebol de Verdade:Zico conversa com o meia do Botafogo Diego Jardel

Nesta segunda-feira, em sua participação no programa Futebol de Verdade da Rádio Globo, Zico comentou sobre o incidente ocorrido no jogo Flamengo x Macaé e a saída de Luiz Eduardo Baptista da vice-presidência de marketing do Rubro-Negro. O Galinho ainda conversou com o meia do Botafogo Diego Jardel, que falou sobre sua trajetória e suas expectativas para esse ano.

Na primeira parte do programa Zico, Juninho Pernambucano, o apresentador Felipe Cardoso e o Advogado especialista em direito desportivo Paulo Bracks, conversaram sobre o incidente ocorrido sábado no jogo entre Macaé e Flamengo, realizado no estádio Moacyrzão. Torcedores do Flamengo invadiram o vestiário do time da casa, saquearam pertences e agrediram o goleiro Ricardo Berna.

Questionado pelos outros participantes da mesa, Bracks disse que não existe apenas um culpado, segundo ele, o dono da casa (Macaé) falhou na prevenção de distúrbios, já que o clube mandante tem a responsabilidade de proporcionar condições de segurança para que o evento ocorra de forma tranquila. Porém, segundo o advogado o Flamengo também possui culpa, pois o time, seja ele mandante ou visitante, é responsável por sua torcida.

Zico ainda Perguntou para o advogado, se a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) também pode ser responsabilizada, já que é ela que organiza o Campeonato. Bracks respondeu que sim, uma vez que normalmente são funcionários da federação que controlam o acesso ao campo e as áreas internas dos estádios.

- Eu acho que o maior problema ai é a questão da agressão física aos atletas, eu tenho um grande respeito pelo Berna, pelo profissional que ele é e sempre foi, ele está dando a cara dele a tapa. Eu acho que isso tem que servir de exemplo pra todos, porque é inadmissível que você esteja no seu trabalho e chegue uma ou dez pessoas (para te agredir). – Comentou Zico sobre o caso.

A segunda parte do programa contou com a participação do meia do Botafogo Diego Jardel. O jogador falou sobre seu inicio no futebol profissional, jogando pelo Camboriú e suas passagens pelo futebol português e pelo futsal, até chegar ao Avaí, clube onde se destacou no ano passado, quando foi peça fundamental para o acesso da equipe a Série A do Campeonato Brasileiro.

Zico perguntou a Jardel, se ele sempre atuou na mesma posição, o atleta respondeu que embora prefira jogar como meia-atacante, já jogou como segundo volante e meia-esquerda.

- Ao longo da minha carreira eu sempre joguei de 10, sempre fui um meia-atacante, só que como o futebol pede também que a gente faça várias funções, eu fui me aperfeiçoando, então eu não tenho problema de fazer outras funções – Comentou o jogador.

O Galinho ainda perguntou ao meia, com está sendo a adaptação ao futebol do Rio de Janeiro e se ele sentiu muita diferença em relação a Santa Catarina.

- Uma coisa que eu percebi no Rio de Janeiro, é que não é um futebol tão pegado, no sul do país é um futebol mais de raça e disposição, que deixa a técnica um pouco de lado, o carioca não, é um futebol mais bem jogado, com jogadores mais técnicos e dinâmicos. – Respondeu o jogador do Botafogo.

Para encerrar sua participação, Diego Jardel elogiou o goleiro Jefferson, dizendo que o jogador acolheu muito bem os novatos. O atleta ainda disse que o entrosamento com os companheiros está bom e que nos próximos jogos as melhoras vão ser mais visíveis.

No final do programa, Zico comentou sobre a saída de Luiz Eduardo Baptista, também conhecido com Bap, da vice-presidência de marketing do Flamengo. O Galinho avaliou a saída do dirigente como uma grande perda para o clube e ressaltou que a contribuição dele foi muito importante, porém acredita que o trabalho que estava sendo feito por Bap vai continuar:

O trabalho que o marketing do flamengo está fazendo é um trabalho que vai ficar. Ele já deixou a marca dele lá e eu acho que vão ter seus seguidores. – Disse Zico, salientando que Bap deixou uma filosofia a ser seguida por seus substitutos.