NewZ - em 25/08/2015

Botafogo vence Fluminense nos pênaltis e conquista título da Copa da Amizade


Meninos do Botafogo comemoram título. Foto: Jose Luiz



Em um jogo disputado e emocionante, realizado na manha desta terça-feira (25/08), no Centro de Futebol Zico, o Botafogo superou o Fluminense nos pênaltis,após um empate sem gols e se sagrou Campeão da XVIII edição da Copa da Amizade Brasil-Japão, campeonato sub-15, realizado entre os dias 20 e 25 de agosto.

Com a sua torcida em maior número, no Estádio Antunes, o Botafogo começou a partida mais organizado em campo, marcando bem a equipe do Fluminense e criando boas oportunidades no ataque, postura bem diferente da vista no jogo contra o Flamengo nas semifinais, onde o Alvinegro se comportou de maneira mais defensiva, focando nos contra-ataques.

No meio do primeiro tempo, o Fluminense conseguiu equilibrar o jogo, levando perigo ao goleiro botafoguense André Luiz, em um lance onde ocorreram quatro escanteios na sequência. O Tricolor continuou pressionando o Botafogo mas sem conseguir converter as boas oportunidades em gols.

No segundo tempo, novamente o Botafogo começou melhor, explorando muito bem o lado esquerdo de ataque, com o lateral Luiz Felipe, camisa 06 e o atacante Guilherme Barbosa, camisa 11. A partida se igualou em meados do segundo tempo e ambas as equipes desperdiçaram boas oportunidade de abrir o placar.

Com o placar em 0x0, após o fim do tempo regulamentar, a disputa foi para a prorrogação. No tempo complementar, a euforia e empolgação dos torcedores presente era grande fora de campo. Já dentro dele, não era muito diferente, os dois clubes criaram oportunidades claras de gol, com destaques para o meia do Fluminense, Guilherme Miranda, que entrou no segundo tempo e para o camisa 10 do Botafogo, Rhuan. Apesar do bom volume de jogo, o empate sem gols permaneceu e a partida foi para os pênaltis. Nas cobranças o Tricolor desperdiçou duas penalidades enquanto o Botafogo converteu todas e venceu por 4x2.

Após a última cobrança do Botafogo, a comissão técnica e os jogadores reservas invadiram o campo e foram comemorar com o jovens campeões, que vibravam o segundo título do time na Copa da Amizade.

A equipe do Botafogo recebeu de Zico as medalhas e o troféu da XVIII Copa da Amizade, além do premio de melhor jogador para o atacante Rhuan. O Fluminense também recebeu as medalhas e o troféu de prata. O terceiro lugar da competição foi do Flamengo, que enviou um representante para receber a premiação. O Atacante flamenguista, Vinicius José, recebeu o premio de artilheiro do campeonato, com 5 gols.

A final da XVIII edição da copa da amizade, foi realizada no Estadio Antunes, localizado no Centro de Futebol Zico (CFZ), no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo.

A Copa da Amizade Brasil - Japão, é um campeonato de futebol sub-15, organizado pelo Centro de Futebol Zico (CFZ) desde 1998, reunindo clubes brasileiros e japoneses, com o objetivo promover a integração entre os jovens atletas dos dois países e a valorização do futebol de base. Esse ano, além de equipes do Brasil e Japão, o evento também contou com a participação dos haitianos do Perles Noires (Pérolas Negras), time mantido pela ONG Viva Rio no Haiti.