Futebol de Verdade: Dé Aranha foi o convidado da semana

29 de dezembro de 2015 NewZ 3830 Views
Futebol de Verdade: Dé Aranha foi o convidado da semana

Nesta segunda-feira (28/01), foi realizado o último programa Futebol de Verdade do ano, excepcionalmente apresentado por Rafael Marques, em função da folga de reveillon de Felipe Cardoso. Os debatedores receberam no estúdio o ex-jogador e atual comentarista da Rádio Globo, Dé Aranha, que conversou com Zico, Juninho Pernambucano e Rafael Marques sobre diversos assuntos, entre eles: a preparação dos clubes cariocas para 2016, a volta de Edílson “Capetinha” aos gramados, com 45 anos de idade e o início da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Os comentaristas começaram a atração falando sobre o Flamengo, que está priorizando em suas contratações a parte defensiva, com as chegadas de Rodinei, Juan e Willian Arão. Para Juninho Pernambucano, esta preocupação com a defesa é correta, pois para ele, os gols de bola parada foram o principal problema Rubro-Negro no ano. Segundo Zico, as contratações são importantes, porém o Galinho salientou que o principal reforço da Gávea em 2016, será a volta do Guerrero jogando em alto nível.

– Se o Muricy conseguir recuperar o Guerrero, em termos de adaptação e performance, ele é um ótimo centroavante, é um jogador decisivo e com uma qualidade impressionante – destacou Zico.

Na sequência, os debatedores conversaram sobre o Vasco, que até o momento contratou apenas um jogador, o lateral-direito Yago Pikachu, destaque do Paysandu na Série B em 2015. Para Juninho, o mais importante para o Gigante da Colina é a manutenção do camisa 10 Nenê. Já Zico, considera a permanência do técnico Jorginho e do auxiliar Zinho, como o principal ponto positivo do Vasco para a próxima temporada.

No final da primeira parte do programa, foi abordada a possível volta de Wellington Nem ao Fluminense e a contratação de Diego Souza pelo clube das Laranjeiras, após uma boa temporada do meia com a camisa do Sport Recife. Para Juninho, a volta de Nem pode ser um bom reforço, desde que ele assuma a responsabilidade de ser uma das principais referências do time. Sobre o Diego Souza, Dé comentou:

– Eu acho que ele encaixa muito bem nesse esquema do Fluminense, que tem Gustavo Scarpa de um lado e o Marcos Junior do outro – Explanou o Aranha.

No início da segunda parte do programa, foi a vez de falar do Botafogo, que adotou a filosofia de contratar jogadores de outros países da América do Sul, devido ao custo menor em relação aos atletas brasileiros. Até o momento, o Alvinegro contratou três atletas: o equatoriano Pedro Larrea, o zagueiro argentino Joel Carli e o meia da seleção boliviana Damián Lizio. Juninho Pernambucano considera correta a postura da diretoria botafoguense, já que o clube precisa equilibrar sua parte financeira. Sobre o possível sucesso destas vindas, Zico disse:

–  Tem que existir um trabalho de pesquisa, de conhecimento das pessoas que estão lá. O Botafogo nos últimos anos teve bons resultados com sul-americanos, como Herrera e Louco Abreu, então isso pode ser uma boa alternativa – Comentou o Galinho.

No debate do dia, foi abordada a volta do pentacampeão Edílson “Capetinha” aos gramados, com 45 anos de idade e quatro anos após pendurar as chuteiras. O atacante vai defender o Taboão da Serra, na disputa da quarta divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Segundo Juninho, a volta de um atleta da envergadura de Edílson, para um time periférico, demonstra que o jogador sente muita saudade dos gramados, ou está agindo por motivações financeiras. Para Dé Aranha, a ida de profissionais veteranos e consagrados pra times pequenos, pode ser um projeto do próprio atleta, ou uma jogada de marketing do clube.

–  Eu acho que é algum projeto futuro do Edílson, algum projeto politico ou comunitário,não sei, tudo é possível, menos o Edílson jogar futebol em alto nível. Também tem um marketing do clube envolvido, afinal só estamos falando do Taboão da Serra por isso – Explanou Dé.

No final do programa, o  Galinho contou sobre o gol mais bonito de sua carreira: o gol escorpião, com a camisa do Kashima Antlers. Confira abaixo o vídeo do lance:

 

Related articles