Centro de Futebol Zico completa 21 anos

22 de janeiro de 2016 NewZ 6607 Views
Centro de Futebol Zico completa 21 anos

No dia 20 de janeiro de 1995, era inaugurado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Centro de Futebol Zico. Inicialmente voltado para os jogos do Nova Geração, time formado pelos filhos do Zico e seus amigos. Algum tempo depois foi criada a escolinha de futebol, com finalidade de proporcionar as crianças praticar o esporte de maneira competitiva, com uma boa estrutura, mas sem perder o encanto e o lado lúdico que o futebol tem no imaginário infantil.

Ao longo dos anos, o Centro de Futebol foi crescendo e se desenvolvendo, tornando-se um dos melhores centros de treinamento do Rio de Janeiro, abrigando três campos, vestiários, ginásio com profissionais capacitados em educação física, departamento de fisioterapia, auditório para entrevistas coletivas e palestras, bar temático decorado com troféus conquistados por Zico, área para eventos, Loja oficial do Zico e um mini-museu contando um pouco da história do Galinho, com fotos, reportagens e troféus.

O Centro de Futebol recebe importantes equipes profissionais, que utilizam sua boa infraestrutura para treinos, entre estas equipes estão os quatro grandes do Rio de Janeiro, além de times estrangeiros, como o Shakhtar Donetsk da Ucrânia.Em 1997 foi criado o Estádio Antunes, que possui capacidade para cerca de mil pessoas. O nome do estádio foi dado em homenagem ao pai do Zico e a seu irmão mais velho, José Antunes Coimbra Filho, ex-jogador  do Fluminense e América, falecido dois meses antes da inauguração.

Desde 1998 o Centro de Futebol abriga a Copa da Amizade Brasil-Japão, competição sub-15 que reúne clubes brasileiros e japoneses, com o objetivo promover a integração entre os jovens atletas dos dois países e a valorização do futebol de base. O campeonato se transformou em um dos principais eventos da categoria no Brasil, revelando importantes jogadores, como Adriano, Nilmar e Jô. Também participaram da Copa da Amizade, equipes de Austrália, Paraguai e Haiti.

O Jogo das Estrelas, tradicional evento beneficente de fim de ano, organizado por Zico, reunindo craques do passado e do presente, atualmente é disputado no Maracanã, mas teve as suas primeiras edições realizadas no Estádio Antunes, que na segunda edição do evento, em 2005, teve um público recorde de 4 mil pessoas.

Em 2008, passou a funcionar no Centro de Treinamento uma unidade da Escola Zico 10, projeto que tem o objetivo usar o esporte como ferramenta de transformação e inclusão social, proporcionando a crianças e adolescentes a oportunidade de praticar esportes com profissionais capacitados. Atualmente a Escola Zico 10 atende mais de 60 mil crianças em 20 estados brasileiros.

Recentemente a boa infraestrutura do Centro de Futebol Zico, tem sido reconhecida por entidades internacionais organizadoras dos grandes eventos esportivos. Em 2007 o local foi utilizado em algumas partidas do Futebol nos Jogos Pan-Americanos do Rio. A FIFA escolheu o Centro de Futebol para abrigar os treinamentos dos árbitros escalados para apitar a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Atualmente, o Centro de Futebol Zico abriga a Escolinha de Futebol, a Escola Zico 10, a Arena Soccer Grass, que conta com 3 campos sintéticos alugados para peladas, além das Clínicas de Futebol do Barcelona. Entre os eventos realizados no local, além da tradicional Copa da Amizade Brasil-Japão, está  a Copa Zico, campeonato que reúne equipes amadoras do Estado do Rio de Janeiro.

O Centro de Futebol Zico chega aos seus 21 anos com uma bonita história de profissionalismo, paixão pelo futebol e empenho de todas as pessoas envolvidas no projeto. Que venham as próximas duas décadas e que o Centro de Futebol não pare de crescer!

Confira abaixo um vídeo onde o Zico apresenta o Centro de Futebol:

 

Related articles