Morreu um dos cinco maiores jogadores que vi atuar: o holandês Johan Cruyff

24 de março de 2016 Conexão ZNR 4719 Views
Morreu um dos cinco maiores jogadores que vi atuar: o holandês Johan Cruyff

Vou abrir uma exceção e escrever aqui um texto mais longo e acho que todos vocês vão entender. Hoje é um dia muito triste para que ama o futebol. Morreu um dos cinco maiores jogadores que vi atuar: o holandês Johan Cruyff.

Não joguei ao lado dele, nem contra ele, e só tive uma chance de conhecê-lo, mas desperdicei. Estávamos no mesmo avião, eu cheguei a pensar em ir falar com Cruyff, mas acabei desistindo e perdi a chance de ter uma foto ao seu lado.

Não pude dizer a Cruyff que eu o conheci por causa do meu irmão. Era engraçado que Nando tinha passado um tempo em Portugal jogando na década de 60 e, depois de voltar ao Brasil, ele dizia nas peladas que era Cruyff e a gente não entendia nada porque as imagens ainda eram raras. Nando falava do embrião do grande time do Ajax, da Holanda, que no início da década de 70 foi três vezes campeão do que hoje conhecemos como Liga dos Campeões da Europa.

Meu irmão citava ainda outros nomes de uma geração holandesa que conhecemos melhor em 1974 aí sim pela Tv, um carrossel que representou a grande revolução do futebol. Mas Cruyff, sem dúvida, já era o destaque brilhando pelo Barcelona.

Cruyff era inspirador porque acreditava demais na simplicidade e na objetividade. E não vou negar que eu e muitos jogadores da minha geração bebemos nessa fonte. Como treinador, manteve essa característica e acabou formando discípulos como Guardiola, que é também outro grande treinador do futebol mundial.

O estádio aqui embaixo perdeu hoje um dos maiores nomes do futebol. Mas o céu vai certamente receber mais uma estrela para o seu time. Que ele brilhe por todos nós.

Related articles