Colunas | NewZ | DataZico | História | Toque de Letra | ZNR Shopping facebook | twitter

Em 20/07/2011 por Arthur Antunes Coimbra

Japão campeão mundial de futebol



Passei todo o tempo em que trabalhei no futebol japonês lutando para o país se desenvolver no esporte. Como jogador, tenho orgulho de ter feito parte da formação do time que hoje é o maior campeão nacional, o Kashima Antlers. Como dirigente trabalhei a estrutura do clube para essas conquistas, e como treinador tive a honra de ajudar na formação de muitos jogadores na Seleção.

Por ironia do destino, apesar de uma conquista continental e resultados expressivos com o masculino, no último domingo a frase “o Japão é campeão mundial de futebol” virou realidade com as mulheres. E confesso que me emocionei. Mesmo em trânsito em muitos momentos, pude ver dois jogos da seleção e percebi a força daquele grupo, que tem qualidade e o mérito de lutar até o fim acreditando que poderia conseguir a taça lá na Alemanha.

Fiz questão de enviar, logo após a decisão, uma mensagem ao presidente da JFA e a todas as jogadoras da seleção do Japão. Elas entraram na história do esporte no país batendo simplesmente os EUA, uma das equipes mais tradicionais exatamente porque trabalham o desenvolvimento das mulheres desde muito jovens.

Estava coordenando uma clínica de futebol na Flórida quando soube que o técnico do Japão, Norio Sasaki, fez questão de citar meu nome numa coletiva antes da partida contra a Suécia. Falou da minha importância e disse ainda que mandei uma mensagem para as jogadoras. É verdade. Quando estive em Kashima gravei um depoimento para o grupo desejando sorte e uma boa Copa. Mais do que isso, elas voltaram com o caneco!

Há poucos meses o Japão chorava suas vítimas e a destruição de parte do país após o terremoto e um tsunami. Hoje sorri com a magia do futebol. Coisas que o esporte proporciona. E aí eu me lembro das clínicas que fiz no Japão rodando por várias cidades e a quantidade de meninas que via jogando com os meninos. Em alguns lugares era até parecido com os Estados Unidos.

Agora publicamente, reforço os meus parabéns a todo o grupo, a quem trabalha na equipe de apoio e ao povo japonês. E assim o Japão chega ao topo do mundo, dá mais uma passo para recuperar suas feridas e seguir em frente.

Até a semana que vem!




Todas as colunas  | Colunas mais recentes

Conexão
Cantinho do Zico
 

Mundo Afora
Curiosidade em Foco

Mais Conexão
(01/07) Pela ética e o jogo limpo no futebol
(11/03) O Carnaval dos carnavais
(20/01) Parabéns ao Centro de Futebol pelos 19 anos!
(30/12) Dez anos de gratidão no Jogo das Estrelas
(06/12) Análise dos grupos da Copa de 2014

enviar essa matéria por email
versão para impressão

  OUTRAS  (10/09) Zico visita escola de futebol mantida por Míchel Salgado

  OUTRAS  (08/09) Gustavo Scarpa e Walace foram os convidados do Futebol de Verdade

  OUTRAS  (04/09) Goa realiza pré-temporada em Dubai

  OUTRAS  (01/09) Carta aberta de Zico aos interessados em concorrer a presidência da Fifa

  OUTRAS  (01/09)  Philippe Coutinho e Marcelo na Seleção é tema do Noite dos Craques dessa semana

  OUTRAS  (29/08) Remo vence o Vasco e conquista o título da Copa Zico 10 de Masters

  OUTRAS  (29/08) Congresso de Educação e Esporte Zico 10 recebe palestras de educadores

  OUTRAS  (29/08) Veja algumas fotos do I Congresso de Educação e Esporte Zico 10

  OUTRAS  (28/08) Museu Zico 10 é inaugurado em Vitória do Xingu

  OUTRAS  (27/08) Começou a Copa Zico 10 de Masters em Vitória do Xingu


• mais noticias >>

 

Copyright © 2003 - 2013, Zico Participações. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Web Site Oficial do Zico para fins comerciais.
Produzido por !CO CanalOficial.net e ClickSolution