juniores

Dudu Coimbra: Juniores aguardam o Estadual

em 11/04/2006

Em 2005, a equipe de Juniores foi a que teve o melhor desempenho no CFZ do Rio e a comissão técnica continua o trabalho nesta temporada. Dudu Coimbra é o técnico e conta com Rodrigo Martin na preparação física e Alexandre Pinheiro na preparação dos goleiros para levantar mais taças este ano. No ano passado, o Azul e Branco venceu a Copa Integração e a Copa Sendas, mas acabou vacilando na Taça Octávio Pinto Guimarães e não chegou à fase principal contra os times da primeira divisão.

Dudu acredita que pode realizar mais um bom trabalho este ano e está na expectativa pela realização da segunda divisão do Campeonato Carioca, competição que não ocorre há anos e na qual o CFZ já soma três títulos. Dificilmente, os 24 integrantes da Segundona irão participar do torneio sub-20, mas a tendência de momento é que a Federação realmente realize o campeonato. Nesta primeira entrevista em 2006, Dudu Coimbra fala dos planos, tira lições da última temporada e espera mais alegrias:

ZNR: Como você analisa a fase de preparação da equipe?

Dudu Coimbra: Estamos indo bem. Começamos o trabalho há uns três meses mais ou menos. Temos uma base do ano passado, mas ainda estamos buscando alguns jogadores para completar o elenco. Já contratamos jogadores para algumas posições e outros foram liberados, mas não devem haver grandes mudanças. Subiu um bom plantel da equipe Juvenil sendo que aproximadamente cinco atletas já devem ser imediatamente aproveitados. Estamos aguardando a realização da segunda divisão do Campeonato Carioca. Há três anos que a competição não acontece ou começa e não termina.

ZNR: A Federação não deveria obriga os times da segunda divisão a formar uma equipe de Juniores?

Dudu Coimbra: Lógico. Estava comentando com o pessoal da comissão técnica que, se um clube não tivesse Juniores, uma outra equipe deveria ser convidada para a sua vaga. Até para não ficar um campeonato tecnicamente fraco, com poucos times e nivelado por baixo. Com a confirmação do Estadual, entramos com uma responsabilidade grande pelo CFZ já ter sido tricampeão da segunda divisão da categoria e estar em busca do tetracampeonato. Mas é um ano diferente, pois há dois anos que não disputamos a competição. Vamos torcer para que tenha o Carioca e depois a Copa Integração, o Brasileiro e que a gente possa estar em outros torneios para dar ritmo a esses meninos. Afinal, se não jogar, o garoto dificilmente consegue subir para o Profissional.

ZNR: Você acredita que cumpriu este objetivo em 2005?

Dudu Coimbra: No ano passado, jogamos três competições e subimos uma leva razoável para o time principal. Cinco jogadores que estavam nos Juniores (Danilo, Peterson, Glauber, Alessandro e o goleiro Carlos Alexandre) estão sendo aproveitados. Este é o meu trabalho. Ser campeão é uma conseqüência, mas o meu trabalho é formar atletas para o Profissional. Este ano, quero alcançar a mesma meta da temporada passada ou até mais porque a gente sempre busca melhorar. Ainda estamos formando alguns atletas, pois temos jogadores muitos novos que ainda estão no primeiro ano de Juniores. Vamos tentar crescer este elenco, pegar jogadores de último ano para dar mais experiência, o que não significa que quem chegar será titular. Às vezes, o cara chega mais para ajudar o grupo.

ZNR: No início do ano passado havia uma indefinição ainda maior que neste ano, pois você realmente não sabia o que iria acontecer. O que melhorou este ano?

Dudu Coimbra: Tendo o Campeonato Carioca, a gente vivencia um clima de competição. Isso ajuda a motivar os jogadores, a comissão técnica, o clube e tudo mais, inclusive o Profissional, pois o atleta que estiver atuando nos Juniores pode a qualquer momento subir para o time principal. A partir do momento que o jogador está atuando, o treinador pode aproveitá-lo, caso contrário fica difícil para o atleta até mesmo compor um banco de reservas. Estamos vivendo esta expectativa pela realização do campeonato. Tendo o Carioca, posteriormente a Copa Integração, participar novamente do torneio no Sendas que ganhamos em 2005 e, de repente, uma Copa BH e Taça São Paulo, a motivação será outra.

ZNR: A comissão técnica dos Juniores neste ano está trabalhando exclusivamente na categoria. Isso ajuda no trabalho?

Dudu Coimbra: Não muda em nada. No ano passado, a gente ajudou o Profissional sem atrapalhar em nenhum momento os Juniores. Pelo contrário, demos o máximo pelas duas categorias. Logicamente quem vê de fora acha que o meu trabalho como auxiliar técnico, o do Rodrigo na preparação física e o do Alexandre com os goleiros poderia prejudicar os Juniores, mas não foi o que ocorreu. Tanto que tivemos os resultados. No Profissional não conseguimos o que esperávamos por erros que cometemos. Este ano, a coisa é diferente, pois temos um grupo de empresários ajudando o CFZ e temos um maior suporte no apoio com o Zé Carlos sendo um coordenador muito presente. Isso ajuda num contexto geral porque ele está vendo os Juniores pensando também no Profissional. Não sei se vamos conseguir, mas espero formar um elenco ainda melhor que o do ano passado.

ZNR: A parceria já está ajudando o time de Juniores?

Dudu Coimbra: Até agora não veio nenhum atleta. Ainda não tivemos esta participação efetiva, mas acredito que a qualquer momento esta ajuda pode pintar. Até porque eles estão gostando do trabalho, pois já tem jogador nosso no Profissional e alguns Juniores também estão sendo aproveitados, o que prova que temos um bom elenco. De repente, eles estão pensando em mexer mais para frente até porque estamos ainda na expectativa da realização do campeonato.

ZNR: Os Juniores foram o orgulho do CFZ do Rio em 2005, mas você ficou um pouco decepcionado por não ter chegado na fase principal da OPG?

Dudu Coimbra: Com certeza, até porque a gente detectou algumas falhas uma semana depois da eliminação. Não só nossas como também dos atletas. Houve um certo relaxamento aliado à indisciplina, enfim vários fatores que juntos culminaram na desclassificação. Mas é normal porque estávamos vindo de dois títulos, Copa Integração e Copa Sendas, e, na terceira competição, este relaxamento é normal. Não demos a pressão suficiente porque a coisa vinha caminhando bem. Houve esta decepção também porque, se a gente vai bem na OPG, provavelmente teríamos entrado na Taça São Paulo. Este ano estou cobrando dos atletas desde já para que não haja relaxamento em nenhum momento. Desta forma, aparecem novas competições, até mesmo internacionais. Vamos disputar todas com a mesma dedicação.

ZNR: Tendo a segunda divisão, o CFZ por ser tricampeão da competição, entra como favorito?

Dudu Coimbra: É favorito entre aspas, pois há dois anos que esta competição não é realizada. Temos realmente esta responsabilidade de vencer, mas isso vai ser tranqüilo porque temos que pensar que a nossa estrutura nos faz grande. Mas não adianta ter tudo aqui e não colocar em prática o trabalho realizado durante a semana. Independente de placar, o importante é que as vitórias venham na hora certa. Estou falando para eles que este ano é mais perigoso que 2005. É fácil encontrar motivação para enfrentar Vasco, Botafogo, Madureira e outros grandes. Pior é quando pegamos um time mais fraco, pois é o momento que acontece o relaxamento. Temos que colocar esta idéia em prática já nos amistosos. Se o adversário for inferior, temos que passar por cima e, se possível, de goleada. Não se pode empatar com um time desses porque você vai se igualar e quando encontrar uma equipe assim na segunda divisão vai fazer o mesmo resultado. Não adianta achar que as coisas vão melhorar no segundo tempo porque nosso preparo físico é melhor. Mesmo sem treinar, os caras vão se desdobrar dentro das quatro linhas.

ZNR: Como está sendo a relação da comissão técnica dos Juniores com a do time Profissional?

Dudu Coimbra: Não está sendo como no ano passado quando fazíamos parte da comissão. Mas o Júlio Marinho é amigo da minha família há anos. Estou dando todo o suporte a ele em relação aos Juniores, indicando jogadores como o Alessandro, que já está sendo utilizado. Vamos tentar trabalhar em conjunto porque estamos fornecendo jogadores e eles têm que subir porque isso ajuda a todo mundo. Quero mais que o Profissional vá bem, porque se ele chegar à primeira divisão, eu também chego.

mais recentes do profissional  |  arquivo geral de notícias

02/07

29/06

25/06

22/06

18/06

15/06

11/06

08/06

04/06

01/06

 

Próximo Jogo

Em / às : contra

(local: )
 

Último Jogo

Em 27/07
CFZ do Rio 0x2 Bonsucesso
 

Campeonatos atuais

Estadual 2ª divisão 2011
 

 

Todos os direitos reservados - Produzido por !CO - CanalOficial.net e ClickSolution