matérias especiais

Leandro Silva em 22/04/2009

No dia 8 de abril, os estudantes Frederico Guerra, de 15 anos, e Gabriel Suzarte, 14 anos, alunos do 1º ano do ensino médio do colégio particular que fica em frente ao estádio Antunes, resolveram convidar os amigos para acompanhar o CFZ contra o Aperibeense, pela sexta rodada da Copa Rio. Nesse dia nasceu a torcida mais jovem - pela média de idade dos integrantes- que se tem notícia no futebol brasileiro.

O entusiasmado Frederico revela que não foi fácil convencer os companheiros de turma de que seria divertido torcer pelo Azul e Branco.

- No início ficaram zoando a gente e ninguém queria assistir aos jogos, sempre tinham uma desculpa. Até que resolvemos ir na partida diante do Aperibeense e nos divertimos muito - explica Fred, apelido com o qual é conhecido.

Neste jogo contra o Aperibeense (CFZ 1 x 0), a dupla percebeu que o time não tinha uma torcida organizada e teve a idéia de formar uma, batizada de Força Azul do CFZ, que já tem até comunidade no Orkut. O que era apenas diversão momentânea acabou se transformando em rotina na vida dos integrantes da torcida, já que eles não perdem um jogo do CFZ no Antunes. Os organizadores contam que a Força Azul do CFZ está conquistando a cada dia novos seguidores.

- Na primeira partida vieram 10, na segunda contra o Fênix o número dobrou e nesta quarta-feira compareceram 25 pessoas, sendo que oito meninas. No próximo jogo em casa seremos 50, vamos chamar mais amigos – garante Gabriel.

Para incrementar a festa que fazem durante os 90 minutos, os integrantes da F.A do CFZ colocam uma faixa azul no alambrado com o nome da torcida escrito em branco, balançam balões de gás e bandeiras nas mesmas cores, além de tocar um pandeiro para animar a galera.



Se no quesito alegorias é nota 10, nos cânticos não é diferente. Eles têm um repertório com músicas parodiadas das torcidas dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. A mais cantada é a versão azul e branca da música “Meu Caldeirão”, na qual relembram o gol de Julinho contra o Aperibeense, no estádio Antunes. Na versão original, da torcida do Vasco, o homenageado é Juninho.

Mas está enganado quem pensa que eles só sabem o nome do capitão do time. O estudante Victor de Aquino, de 15 anos, escalou todos os titulares da partida desta quarta-feira e, inclusive, em algumas posições sabe até quem são os substitutos.

- No gol Walace, depois vem Juninho, Marcos Lima, Galvão e Tiago, mas às vezes entra o Rony. No meio-campo Felipe, William ou Marcel e Julinho; no ataque Serginho, Natan e Alex.

No intervalo do jogo contra o Castelo Branco foi entregue uma camisa oficial do CFZ na cor branca nas mãos de Frederico Guerra, que teve a brilhante idéia.

- Vou passar uma rifa e com o dinheiro arrecadado compraremos tecidos para confeccionar mais bandeiras – disse o estudante, que pediu ajuda a empregada para costurar as bandeiras.



A tarde ficou completa quando os estudantes tiraram fotos com Julinho e autografaram a camisa nº 8 utilizada pelo jogador, que foi doada à torcida. Até mesmo o técnico Caco Espinosa fez questão de mandar um recado para a Força Azul.

- Uma torcida dessa sempre motiva, dá prazer de jogar em casa. É gratificante saber que estão gostando do trabalho e torcem pelo sucesso da equipe. Que a Força Azul continue nos apoiando como tem feito até agora.

COMO FAZER PARTE?

A torcida Força Azul fica posicionada na arquibancada atrás do gol, à direita das cabines.

Clique aqui e faça parte da Comunidade Força Azul no Orkut.

outras matérias especiais  |  arquivo geral de notícias

29/11

04/08

30/06

09/05

10/04

08/04

22/03

CFZ e Flamengo oficializam parceria

19/03

28/02

19/01

 

Profissional

próximo jogo contra

em / às :
(local: )

 

Último Jogo
Mesquita 2x2 CFZ do Rio

Categorias de Base

próximo jogo
x
em / às :
(local: )

 

Todos os direitos reservados - Produzido por !CO - CanalOficial.net e ClickSolution