matérias especiais

Leandro Silva em 23/06/2009

A Galeria Zico já recebeu a visita de vinte escolas públicas da Rede Municipal desde sua inauguração no dia 14 de março deste ano, mas esta quinta-feira será inesquecível para os alunos, professoras e coordenadora da Escola Municipal Educandário da Santa Cruz, localizada no bairro da Piedade.

A instituição de ensino foi a primeira a ver pessoalmente o fundador e presidente de honra do CFZ do Rio, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, para alegria das crianças. O que era para ser uma excursão como tantas outras acabou se transformando numa tarde especial com direito a autógrafos, fotos e animado bate-papo com o Galinho.

A coordenadora pedagógica Aline Figueiredo revela que o encontro foi por acaso.

- Três vezes foi desmarcada a nossa visita e coincidentemente caiu no dia em que Zico estava no Rio. Foi maravilhoso conhecê-lo e pretendo explorar a história dele para mostrar às crianças que tudo isso conquistado por ele não foi à toa – contou.

No Projeto Galeria Zico, as escolas do Município com alunos de 10 a 12 anos não só conhecem a exposição, mas também as instalações do Centro de Futebol, que fica no Recreio dos Bandeirantes. O coordenador do Projeto é Marco Cerqueira, mais conhecido como Marcão, responsável em guiar os visitantes pelo complexo esportivo.

O roteiro começa na arquibancada do estádio Antunes, depois passa pelo auditório com a exibição de um vídeo institucional sobre o Centro de Futebol e o clube, além de uma gravação com o Galinho dando as boas-vindas. Em seguida, as crianças seguem para a exposição Galeria Zico, que mostra a trajetória do maior ídolo da história do Flamengo por meio de fotos, reportagens e vídeo. Outros atrativos são alguns troféus conquistados pelo Galinho ao longo de sua carreira.

Marcão conta que um dos momentos mais emocionantes da visita escolar acontece no encerramento.

- As crianças se divertem muito durante o passeio pelo clube, mas a surpresa fica para o final da visita quando colocamos o nome da escola no placar do estádio Antunes. Já teve professoras e diretoras que foram às lágrimas com a homenagem – relembra.



Ao final de cada semestre uma comissão de jurados irá escolher o aluno que fizer o melhor trabalho sobre o passeio. O prêmio será uma passagem para a Disney com direito a um acompanhante e ingressos para os parques, tudo isso pago por Zico, o idealizador do Projeto. O craque explica como foi feita a seleção das escolas para a visitação às dependências do Centro de Futebol.

- Eu selecionei as escolas públicas seguindo o roteiro que fazia quando ia de trem até o colégio, ou seja, de Quintino até a Central do Brasil. Eu lembro que fiz dois passeios inesquecíveis quando era estudante: uma visita à fábrica da Kibon e outra à da Coca-Cola, como a gente sempre trabalhou com crianças carentes ensinando a prática do futebol, este ano resolvi desenvolver um projeto de visitação, oferecendo condução, lanche e mostrando não só o trabalho que nós fazemos no clube, mas também no Centro de Futebol. Estou feliz de estar proporcionando alegria a essa criançada – afirmou.



Um dia após a visitação escolar, o eterno camisa 10 do Flamengo se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), diretores e professores das escolas municipais que estão no Projeto Galeria Zico. O Galinho de Quintino explica porque marcou o encontro com esses profissionais.

- Fiz questão de fazer essa reunião para poder agradecer todo o carinho e apoio que eles estão dando ao nosso Projeto. Os diretores e professores são os grandes responsáveis pela motivação das crianças.

O flamenguista e professor de Educação Física Eduardo Rodrigues ficou emocionado no primeiro contato com seu ídolo.

- Desde criança sonhava com esse dia. A camisa autografada vou pôr em um quadro, já a foto que eu e minha esposa tiramos com ele vou colocar num pôster de tamanho real e pendurar no meu terraço. O Zico é um exemplo não só de atleta, mas também de cidadão, nunca assisti um noticiário negativo sobre o Galinho – disse.

Para a assessora de gestão e governância da SME Lucinda Faria, o reencontro após muitos anos ficará para sempre na memória.

- Morei em Quintino e sou da geração que viu o Zico crescer na Rua Lucinda Barbosa. Foi muito legal ver uma pessoa vitoriosa do mesmo jeito: alegre, familiar e que não esqueceu suas raízes, inclusive falei isso para ele. Não sou Flamengo, mas tenho muito orgulho do Zico - concluiu.

outras matérias especiais  |  arquivo geral de notícias

29/11

04/08

30/06

09/05

10/04

08/04

22/03

CFZ e Flamengo oficializam parceria

19/03

28/02

19/01

 

Profissional

próximo jogo contra

em / às :
(local: )

 

Último Jogo
Mesquita 2x2 CFZ do Rio

Categorias de Base

próximo jogo
x
em / às :
(local: )

 

Todos os direitos reservados - Produzido por !CO - CanalOficial.net e ClickSolution